sexta-feira, 10 de julho de 2009


Saber ou não saber, eis a questão!

Outro dia meu cunhado (que não é gordo, mas adora comer) veio dizer que ele prefere minha comida a da irmã dele. Posição complicada fiquei eu. Como concordar com ele sem ofender a minha melhor ajudante e fonte de idéias... Situações complicadas que às vezes nos encontramos.
Uma dessas situações é onde encontrar a melhor moqueca de Vitória. Pergunta difícil essa, uma vez que por aqui temos algumas opções interessantes.

A maior unanimidade nas opiniões que ouço são em relação ao Bigode (Pirão para os não tão íntimos). Realmente a comida é excelente, mas moqueca pra mim não é comida séria. Não sei foi porque aprendi a comer moqueca na praia (em Conceição da Barra de frente para o mar) e no Partido (velho partido no final da praia perto da Vale), mas toda vez que penso em moqueca penso naquele ambiente descontraído de beira de praia.

Neste quesito, o Partido Alto novo, da Praia do Canto, é imbatível. Botecão, sem vista para o mar (pena!), mas com todo o charme e pinta que o Partido sempre teve. Mesmo sentando na calçada de frente para uma mar de carros sempre me sinto à vontade como se tivesse realmente de frente pra praia.

Mas nesse quesito fica sempre uma dúvida muito difícil de esclarecer: Geraldinho ou Curuca. A praia de Meaípe com certeza é imbatível (apesar de ter crescido nas areias entre Jacaraípe e Manguinhos), mas a vista da varanda do Geraldinho não tem preço (isso mesmo, igual à propaganda!). E tem outra, concordo que a tradicional moqueca capixaba do Curuca é a melhor do estado (logo a melhor do mundo, uma vez que só no ES encontramos a verdadeira moqueca!), mas o Geraldinho faz uma moqueca de polvo que é de outro planeta.

Logo minha resposta é sempre essa: a melhor moqueca de Vitória não fica em Vitória, mas em Manguinhos... Melhor que a moqueca de polvo do Geraldinho só mesmo o Bobó da Cabana do Luiz, mas essa história fica pra uma próxima!

Nenhum comentário: